Agilidade na resposta ao cliente: uma obsessão da BGL que vem de décadas de aperfeiçoamento

O caminhãozinho dava duro nas estradas, a maioria delas bastante acanhada, tendo na sua carroceria um pequeno estoque de buchas para rolamentos. Corria a década de 1960 e, ao volante do veículo, estava um representante comercial da BGL, que se encarregara de abastecê-lo com as peças que haviam saído da produção.

Em suas visitas aos clientes, ele já entregava na hora as buchas de que necessitavam. Isso, claro, se o modelo requisitado estivesse na sua carga. Caso contrário, anotava o pedido em formulários, ou da forma que desse, nem que fosse em papel de embrulhar pão, para fazer a entrega na próxima visita.

O pessoal com RG mais antigo talvez até se lembre com saudade do romantismo daqueles tempos, mas a velocidade do progresso tornou inevitável que o ritmo empregado nas relações comerciais fosse ficando cada vez mais acelerado.

Sempre antenada com as novas tecnologias, a BGL não faria diferente em relação à comunicação com seus clientes. Telex, telefone e fax foram sendo incorporados ao dia a dia da empresa, buscando sempre atender os pedidos o mais rapidamente possível.

Nesse caminho, algumas curiosidades foram surgindo. Entre o final dos anos 90 e o início dos anos 2000, os aparelhos de fax trabalhavam sem parar, ao ritmo de uma bobina de papel a cada dois dias. Os mais novos não devem ter ideia do que isso representa, mas dá para garantir que era muita coisa!

E o clássico telefone sempre teve seu lugar de destaque. Os aparelhos da BGL trabalhavam muito, o que incentivou a equipe de vendas a ir buscando ferramentas para que conseguisse atender a toda essa demanda de forma rápida e eficiente.

Como, em média, uma ligação para o setor de vendas durava 35 segundos, para dar conta do recado foram sendo implantados sistemas cada vez mais modernos, que possibilitavam ao vendedor ter acesso a todas as informações necessárias para dar a resposta ao cliente em pouquíssimo tempo.

Até a forma de atender ao telefone foi adaptada para otimizar o tempo da ligação. A telefonista já perguntava o nome da pessoa e da empresa para, ao passar a ligação para o setor de vendas, prestar as informações básicas. Desta forma, o vendedor podia acessar o cadastro do cliente para carregar seus dados no sistema e assim atendê-lo de maneira mais ágil.

Plataformas como Skype e WhatsApp foram ganhando terreno do telefone, e também para elas foram criadas ferramentas para agilizar o atendimento. Hoje, em segundos o cliente recebe o orçamento em PDF, já com todas as informações necessárias para efetuar a compra.

E como a BGL não para, está em estudo um novo sistema que permitirá aos próprios vendedores da distribuição consultar as informações de que necessitam de forma online e 24 horas por dia. Vem mais novidade por aí!

4 Thoughts to “Agilidade na resposta ao cliente: uma obsessão da BGL que vem de décadas de aperfeiçoamento

  1. Elisneide Guimaraes

    Parabenizar na agilidade. Sempre no menor prazo possível. Parabéns!!!

    1. BGL

      Agradecemos muito, Elisneide!

  2. Talita Soares

    BGL, sempre excelente em atendimento!
    Parabéns a toda a equipe! Em especial ao vencedor Guilherme que sempre nos atende muito bem!

    1. BGL

      Muito obrigado, Talita!

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