Se depender dos cuidados da BGL, o meio ambiente pode ficar tranquilo
A geração de partículas ou gases poluentes com potencial para prejudicar o meio ambiente e trazer riscos à saúde pode ser verificada em diversos processos industriais. Assim, empresas conscientes do seu papel na sociedade devem estar atentas para que sua produção respeite rigorosamente as leis de proteção ambiental.
Para a BGL, esse é um tema da mais extrema importância. Estando localizada próxima à área central da cidade de Limeira, a empresa utiliza uma série de métodos para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade e da natureza.
Prova disso, é que a BGL foi citada pela Cetesb como “case” por sua eficiência no controle dos fumos gerados na fundição. Fumos metálicos são partículas sólidas muito finas de óxidos de metais formadas durante o processamento de metais. Com a tecnologia empregada, a BGL mantém seus níveis dentro de todos os padrões exigidos.
Técnica altamente segura na remoção de gases prejudiciais, a BGL faz uso de lavador de gases, uma tecnologia de extrema segurança, capaz de controlar e reduzir poluentes com grande eficácia. Inicialmente, o gás é captado por coifas na área de moldagem e vazamento e passa por filtros de manga para reter os particulados sólidos. Em seguida, segue para tanque de ácido e outro de soda para deixá-lo inerte, evitando, dessa maneira, que substâncias tóxicas vazem para a atmosfera sem o tratamento adequado.
A captação de água de chuva para reaproveitamento interno é outro exemplo da preocupação da BGL com o meio ambiente. Vale destaque também a reciclagem de 90% da areia utilizada na fundição e de 100% dos resíduos de ferro e aço provenientes do processo de fabricação. Esses materiais são depois reaproveitados na linha produtiva.
Todos esses métodos passam por constante manutenção para garantir sua total eficiência. Ainda na área ambiental, a BGL compra energia no mercado livre de fontes de geração de energia de geração limpa (PCHs e aterros sanitários). E a BGL se mantém sempre atualizada sobre novas tecnologias que possam trazer ainda mais benefícios ao meio ambiente.
Ser eficiente não é produzir mais e sim se preocupar com os próximos e com o meio ambiente.
Parabéns pela puclicação.
Obrigado, Nelson!!