Da cabeça dos gerentes para os computadores, procedimentos alcançaram excelência pioneira

Antes, a empresa que apresentava uma certificação ISO9000 tinha a certeza de possuir um diferencial no mercado. Hoje, porém, ter um sistema de qualidade sólido é simplesmente uma exigência para uma organização que quer se fazer respeitar. Há muito tempo que a BGL tem essa premissa como norte. Desde a década de 90, entende que os procedimentos não podem estar arquivados apenas na cabeça de gerentes, líderes e diretores. Afinal, pessoas vêm e vão.

Foi nos anos 1990 que o termo “ISO9000” começou a se tornar cada vez mais conhecido no meio empresarial brasileiro. Atenta, a direção da BGL concluiu que era preciso surfar essa onda. Se havia uma certificação para comprovar por que a empresa navegava em águas tranquilas e promissoras, e que não iria perder o rumo, era preciso alcançá-la. Diversos personagens tomaram seus postos na tripulação dessa nau, entre diretores, gerentes, engenheiros e mesmo estagiários.

Se até então metas e indicadores eram representados em gráficos desenhados com canetinha hidrocor sobre papel e os cálculos eram manuais, tudo isso começou a ganhar formatos mais adequados ao estágio de desenvolvimento da empresa. Cada dado e cada procedimento passou a ser devidamente documentado e sistematizado. No início, muitos desconfiavam. Por que mexer em time que está ganhando? A empresa ia bem e havia quem tivesse a impressão de que o que funcionava estava sendo engessado.

Muito treinamento depois, a importância do processo começava saltar aos olhos de todos e a aceitação foi sendo cada vez maior. Foram quatro anos de trabalho até a primeira certificação, concedida pela alemã TÜV, em 1999. A BGL foi a pioneira, mais uma vez, entre as indústrias do ramo de acessórios para rolamentos (buchas) no Brasil, ao alcançar a ISO9001.

Desde então, a solidez de todo processo de qualidade da BGL vem sendo confirmada por auditorias anuais de manutenção. O esforço foi e continua sendo amplamente recompensado. Quer uma comprovação? Pesquisas realizadas periodicamente pela BGL mostram que a aprovação dos clientes chega a incríveis 99%. O sucesso da qualidade representado em números!

4 Thoughts to “Da cabeça dos gerentes para os computadores, procedimentos alcançaram excelência pioneira

  1. gerson aguirre

    Para nós da Mercarol que estamos a 35 anos no mercado BG ou BGL é a melhor e mais perfeita fabrica de buchas no mercado, nunca sendo batida por outra marca melhor. Estamos muito felizes em distribuir um produto com tanta qualidade e primazia com a dos senhores.
    esperamos continuar contando com sua parceria
    grt Gerson Aguirre

    1. BGL

      Nós é que agradecemos pela parceria, Gerson!

  2. CARLOS HENRIQUE F CRUZ

    Todo o esforço e comprometimento são traduzidos na credibilidade dos Produtos produzidos e entregues aos Clientes através da rede de Distribuidores. A BGL mantém uma linha técnica de altíssimo nível e um corpo comercial presente e disposto a construir soluções.
    As Ferramentas Digitais disponíveis, são outra vertente que viabiliza a integração do Cliente final com Produtos BGL.

    1. BGL

      Receba a gratidão de toda nossa equipe, Carlos!

Deixe um comentário